VOLTAR

O Vishuddha
Este centro também é conhecido como jalandhara-pitha e " grande entrada para a liberação " (maha-moksha-dvara). É localizado bem na garganta (kantha-kupa). Veja o Ioga-Shikha-Upanishad (I.174).
De acordo com o Shat-Cakra-Nirupana, seu pericarpo está composto do " círculo do espaço " (nabho-mandala) que se assemelha à lua cheia. O centro tem o bija mantra Ham, associoada com o elemento éter (akasha).
A deidade para este centro é a Deusa Shakini.
O Shiva Samhita (V.92) diz que contemplando este chakra, a pessoa adquire uma compreensão imediata do Vedas e todos seus mistérios.

Significado do Nome: Puro ou "Centro da Pureza".

Nome em Português: Chakra Laríngeo.

Localização: Localizado sobre a garganta, se comunica com a glândula tireóide. Está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo.

Aspectos a serem Compreendidos: Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado de consciência.

Influências:

Desequilíbrio no Físico: Laringite, faringite, problemas de tiróide e paratiróide, doenças mentais, distúrbios da fala, gagueira e surdez.

Emocional Equilibrado: Sensibilidade, criatividade artística, dom da palavra e do conhecimento, claraudiência, intelecto claro, independência, idealização, senso de planejamento, força de vontade, capacidade de tomar decisões.

Emocional Desequilibrado: Fobias, covardia, falta de criatividade, mentalidade e expressão tacanha, rude e pobreza de espírito, criticismo, preconceitos, atitudes extremamente racionais, pessoa que reclama o tempo todo, agressividade verbal e apego a crenças limitantes.

Forma Geométrica: Lua crescente.

Cor: Azul - atua como tranqüilizante na aura. É calmante do sistema nervoso, e equilibrador nos casos de obsessão.

Cores Básicas: Azul-Celeste, Lilás, Amarelo.

Alimentos que estimulam o chakra: Ameixa preta, uva passa, amoras, peixes, aspargos, batatas.

Gemas: Lápis Lazuli, Ágata azul, Água Marinha, Topázio azul, Turquesa e Calcita azul.

Mantra: Ham (lê-se o "H" como em help) - representa o som do corpo. Este som puro afeta o ouvinte, alterando os espaços de sua mente e de seu ser.

Elemento: Ar (éter), mas num sentido mais sutil, associado ao som (Mantram).

Fases da vida: 28 a 35 anos.

Funções: Auto conhecimento; felicidade; O indivíduo se eleva e se purifica de todos os carmas; morre-se para o passado e nasce-se novamente para a realização da unidade".


Bija-mantra: "HAM". Responsável pela irrigação energética da boca, garganta e órgãos respiratórios. Serve de bloqueio para que as energias emocionais não cheguem ao chacras frontal e coronário. Desenvolvido facilita a psicofonia e a comunicação em vários níveis. Tristeza, desrespeito, descontentamento, lamento são alguns dos desequilíbrios ligados a esse chakra.

 

Chakra Laríngeo - Laringochakra - (Vishuddha Chakra)

É o centro do poder do verbo que se manifesta pela voz. A energia deste chakra é a da comunicação.