Chakra Frontal - Frontochacra - (Ajna Chakra)

O nome CHAKRA AJNA " terceiro-olho " é derivado das comunicações telepáticas que os chelas (estudantes) recebiam de seus gurus. Conseqüentemente, o ajna-chakra também é chamado de guru-chakra. Mas um guru também é uma palavra que significa disprendedor de luz, de forma que uma derivação alternada poderia ter sido o aspecto de destruidor da escuridão do ajna-chakra.
As deidades que presidem o ajna-chakra são Parama-Shiva e a Deusa Hakini.
É dito que a ativação do chakra pela subida da Kundalini-Shakti conduz a poderes psíquicos chamado siddhi, inclusive clarividência e comunicação telepática.

Este é o chakra do terceiro olho (vidência, clarividencia). A energia é da Percepção Mental, Intuição, Compreensão. Quando está equilibrado aguça nossa Percepção Mental, Discernimento, Consciencia e a Razão.

Significado do Nome: Autoridade, poder, comando intuitivo.

Nome em Português: Chakra do 3º olho ou frontal.

Localização: Localizado entre as sobrancelhas, se relaciona com a glândula pituitária.

Aspectos a serem Compreendidos: Intuição (fenômenos paranormais) e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.

Influências:

Desequilíbrio no Físico: Rinites, problemas de ouvido, de olhos, surdez, tontura, enxaqueca. Cansaço e confusão mental.

Emocional Equilibrado: Percepção em relação ao universo que o cerca, entendimento do próprio caminho, percepção, intuição, fé e devoção, carisma, magnetismo, força, sabedoria, capacidade de concentrar-se e foco no objetivo. Desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. (ás vezes palpita como um coração).

Emocional Desequilibrado: Desconcentração, dogmatismo, vê a vida com limitação, arrogância, medo, perda da fé e sedução, delírios, egoísmo, obsessão, teimosia e apego a crenças impostas pela sociedade. Intelectualismo excessivo, manipulação de pessoas, questionamento excessivo.

Forma Geométrica: Círculo (bindo).

Cor Básica: Índigo

Alimentos que estimulam o chakra: Berinjela, beterraba, ameixa preta.

Gemas: Safira azul, Cristais brancos, Apatita, Azurita, Sodalita e Kunzita.

Glândula: Hipófise (Pituitária)

Fases da vida: 35 a 42 anos.

Funções: Austeridade; intuição; vidência; serenidade; pureza.

No centro do chakra está o yantra do som (símbolo) OM, o melhor objeto de meditação. Bija-mantra: "OM". É o responsável pela irrigação energética dos olhos.

Meditando nesse centro o praticante "vê a luz"; como uma chama incandescente. Fulgurante como o Sol matutino claramente brilhante, reluz entre o "céu e a terra"- Satchakra Nirupana.

Nas representações indianas, no centro do lótus aparece um triângulo invertido vermelho, simbolizando a yoni (aspecto feminino) e no meio do triângulo, um lingam branco (aspecto masculino). Rodeando o chakra, duas pétalas luminosas representando os dois heminférios cerebrais.

VOLTAR