VOLTAR

O Manipura


De acordo com o Shat-Cakra-Nirupana há uma " região triangular " de fogo dentro deste chakra.
O deus que preside este centro é Rudra, a deusa que o preside é Lakini. A " sílaba semente " (bija-mantra) é Ram que pertence ao elemento do fogo.
De acordo com o Shiva Samhita (V.81), o yogi que contempla esta estrutura esotérica não só vence a doença e a morte mas também adquire a habilidade para entrar em outro corpo, como também fazer ouro, descobrir a cura medicinal, e localizar tesouros escondidos.
De acordo com o Shandilya-Upanishad (I.4.6), é dentro do Manipura que a psique (jiva) reside como uma aranha em sua rede.

Chakra Esplênico - (Manipura Chakra)

É o Chakra do controle mental associado ao raciocínio, a lógica e nos faz sentir as emoções sem deixar que as emoções nos transforme e nos domine.

Significado do Nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas.

Nome em Português: Chakra Plexo Solar.

Localização: Localizado um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas.

A área de influência deste chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso.

Aspetos a serem compreendidos: Escolhas do que você quer. Individualidade e poder pessoal (como você se vê), sua identidade no mundo.

Influências:

Desequilíbrio no Físico: Má digestão, diabetes, toxinas, úlceras e hérnias, gastrites e problemas de assimilação dos alimentos. Hipocondria, câncer no intestino e anorexia ou bulimia.

Emocional Equilibrado: Impulso para vivenciar as emoções, colocar-se expressando suas próprias qualidades, vontade de liderar, amor a vida, aptidão para experimentá-lo com plenitude, propósitos definidos de ações, intuição, ternura e boa vontade. Auto-estima, confiança e alegria.

Emocional Desequilibrado: Ansiedade, egoísmo, vaidade, ciúme, preconceitos, ira, timidez, intransigências, abuso de poder, impaciência, preocupação. Não sabe dizer não. Desconfiança, arrogância e baixa auto-estima.

Forma Geométrica: Triângulo invertido, sugerindo o movimento descendente da energia.

Cor: Amarelo; Dourado para tonificar.

Alimentos: Manteiga, gema do ovo, cenoura, batata doce, abóbora, banana, abacaxi, melão, pêssego, limão.

Gemas: Citrino, Topázio Imperial, Jaspe amarela e Ambar.

Mantra: Ram (lê-se o "R" com em vidro) - o principal ponto de concentração durante a produção deste som é o umbigo. Traz longevidade.

Elemento: Fogo auxilia a digestão e a absorção do alimento fornecendo a energia vital.

Fase da Vida: De 14 à 21 anos.

Bija-mantra: "RAM". Responsável pela irrigação energética do sistema digestório. Desenvolvido, facilita a percepção de energias ambientais. Raiva, irritabilidade, fascinação, ódio, medo, timidez, crueldade, inveja, ciúme, apego cego, melancolia, letargia e ânsia de poder são alguns dos desequilíbrios ligados a este chakra.