O Sahasrara ou Coronário

Este é o chakra mais alto. Fica de duas a três polegadas acima do topo da cabeça. Também é chamado o lótus de mil pétalas (sahasra-dala-padma), o grande assento (maha-pitha), ou roda de éter (akasha-cakra ).
O Kaula-Jnana-Nirnaya (V.8) o descreve como um lótus branco que flutua no meio do " oceano de leite " no qual, em seu centro, reside o Ego.

O Shiva-Samhita dá três localizações diferentes para ele:
1. a raiz do paladar (talu)
2. a " fenda brahmica " ( brahma-randhra)
3. fora do corpo, sobre a cabeça,

A terceira localização geralmente é a mais aceita pelos yogis modernos.
* Ele é o ponto terminal superior do canal central (sushumna-nadi) e o destino final para a kundalini-shakti despertada . Quando o kundalini, a força de Kali, alcança este centro, isto sinaliza a fusão de Shiva e Shakti.
*Os mil raios ou pétalas desse centro psico-espiritual é organizado em vinte capas, com cinqüenta pétalas cada. Cada pétala tem uma letra ( matrika) do alfabeto Sânscrito escrita sobre ela formando um anel que é conhecido como " guirlanda das cinco-coroas " (panca-shikha-mala ). No pericarpo do lótus está a " região lunar " (candra-mandala) que emite luz de nectarina. Contém um triângulo luminoso dentro do qual esta o "nulo" ( shunya), também chamado de "ponto da semente suprema" (parama-bindu), o domicílio de Consciência-Felicidade transcendental.

O Chakra Coronário - Coronochacra - (Sahashara Chakra)

É a entrada de energia de todo o corpo, da energia que nos mantêm vivos. O acesso direto ao Grande Criador, a energia deste Chakra é a da Religião (Religare), da Comunhão Divina.

Significado do Nome: Chakra das Mil Pétalas.

Nome em Português: Chakra Coronário.

Localização: Localizado no topo da cabeça. É o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro.

Aspectos a serem Compreendidos: Iluminação.

Forma Geométrica: Círculo como a lua cheia.

Mantra: Sham.

Cor: Magenta e arco-íris.

Cores Básicas: Violeta, Branco Fluorescente, Dourado. O Dourado para concentração, falta de memória. Violeta é tranqüilizante e calmante.Branco Fluorescente. O Dourado Clareia e limpa a corrente psíquica do corpo e mente, afastando problemas de obsessão mental e psicose.

Gemas: Ametista, Quartzo branco, Pirita.

Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter, em suas forças mais sutis.

Funções: Iluminação; espiritualidade plena; transcendência; manifestação do Divino. Segundo o Satchakra Nirupana: "O Lótus das mil pétalas é a mais brilhante e mais branca que a lua cheia, tem a sua cabeça apontada para baixo. Ele encanta. Seus filamentos estão coloridos pelas nuanças do sol jovem. Seu corpo é luminoso, é aqui o objetivo final de Kundalini após ativar os outros chakras. O indivíduo que atinge a consciência do sétimo chakra realiza os planos da irradiação (torna-se iluminado como o sol), das vibrações primordiais, da supremacia sobre o prana, do intelecto positivo, da felicidade, da indolência".

Glândula: ligado à glândula pineal (epífise);

Bija-mantra: Silêncio - Este chakra não possui Bija-Mantra pois ele transcende a palavra e a expressão. É o responsável pela irrigação energética do cérebro e pelo controle de todos os outros chakras. Desenvolvido facilita a telepatia, a mediunidade, expande a consciência. Não tem desequilíbrios.

VOLTAR